Certificações Microsoft para desenvolvedores: por onde vou?

     Fala galera, o tópico de hoje é bem relevante para quem ta montando uma carreira na área de desenvolvimento e quer entender o roteiro de certificações da Microsoft. Muitos já deve ter passado pela mesma dúvida que estou tendo que é para onde direcionar os esforços. Os caminhos são muitos, mas neste post tento organizar um pouco esse mundo para entenderem quais as certificações atuais, como elas se dividem e talvez ajude a tomarem um decisão.

     Como comentei na abertura do post, este guia tem como foco principal as certificações oferecidas pela Microsoft no momento que são voltadas ao desenvolvimento de software, muitas delas obviamente possuem intersecção com a administração de dados, nuvem e infraestrutura mas decidi mirar naquilo que pretendo seguir nos próximos meses. Para começar, podemos categorizar de forma macro as certificações da seguinte forma:

     A categoria App Builder é voltada ao desenvolvimento de aplicações e tem relações com tecnologias como: C#, Mobile Apps, Visual Studio, .NET, Framework 4.5, HTML5, SQLite, CSS3, Javascript, ASP.NET MVC. Dentro desta trilha podemos organizar os títulos e exames da seguinte forma:

     Além do MTA, MCSD e MCSA, ao completar alguns dos exames acima você irá adquirir também o título de Microsoft Specialist, por exemplo, passando no exame 480 e 483 receberá o título de especialista em Visual Studio. Vale lembrar que excluí da lista acima os exames que foram aposentados pela Microsoft, a lista completa pode ser encontrada neste link.

Para tentar organizar a hierarquia e ter uma visão macro das certificações, criei um modelo na ferramenta de criação de mapas mentais, o Mindmeister, o mapa completo pode ser visto aqui. Veja como fica:

mapamental

     Obviamente que o universo de exames é muito maior do que esse mostrado acima, como comentei, recortei apenas a parte que tem uma relação direta com programação e pretendo seguir. Caso queira saber quais outras existem veja os dois links abaixo:

  • Lista completa de certificações: https://www.microsoft.com/en-us/learning/browse-all-certifications.aspx
  • Lista completa de exames: https://www.microsoft.com/en-us/learning/exam-list.aspx

Bom, vou nessa galera, como viram o caminho é longo e tenho muito o que estudar. Mãos à obra! Até 🙂

4 comentários sobre “Certificações Microsoft para desenvolvedores: por onde vou?

  1. Na certificacao MTA por exemplo. Eu preciso passar nos exames 98-361 e no 98-375 para obter a certificacao MTA? Ou se eu fizer somente a 98-361 eu já serei um certificado MTA?

    Curtir

  2. Grande Rodrigo, parabéns pelo post!

    Tenho uma pergunta:
    Eu já desenvolvo em um monte de linguagem, no entando quero me especializar apenas e somente em C# e trabalhar com ASP .net MVC Meu foco é desenvolvimento WEB e Mobile (Xamarin). Partindo dessas verdades, qual o caminho melhor eu devo seguir e qual a certificação (ou quais) seria interessante pra mim?

    Desde já agradeço!!!

    Curtir

    • Olá David, muito obrigado. Como já tem um background em desenvolvimento não vale tanto a pena pegar as certificações MTA(98-375) a não ser que deseje ter uma ideia de como é o estilo de prova. No seu caso(e meu também ^^), acredito que as interessantes são:

      MCSA Web Applications (70-480 depois 70-486), e para receber o MCSD bastaria passar na 70-487.

      Não tenho experiência em mobile mas com certeza a porta de entrada seria 70-357: Developing Mobile Apps. Acredito que esse seja o melhor percurso se considerar tempo e investimento. Grande abraço e sucesso camarada. 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s