Editor de consultas SQL no portal do Azure

     Hoje trago para vocês uma dica rápida de uma novidade do Portal do Azure, é o editor de sql logoconsultas SQL(SQL Query Editor). Em resumo é uma nova ferramenta para banco de dados hospedados na nuvem da Microsoft, que permite a execução de comandos SQL direto pelo portal da sua assinatura no Azure. Ou seja, você ta atendendo um cliente na empresa dele e o cidadão te pede para dar uma olhada em um erro no sistema mas você precisa acessar o banco e efetuar um select, ao invés de ir no SSMS(SQL Server Management Studio) ou usar o plugin MSSQL do VSCode, você simplesmente acessa o navegador na máquina do cliente, entra na conta do Azure e executa seu comando. Lindo né?

     O editor SQL acabou de se lançado no portal e ainda está em modo preview mas já dá pra testar, mesmo com uma assinatura de 30 dias que te dá alguns créditos lá no Azure, testei com a assinatura MSDN e funciona tranquilo. Siga os passos:

tela portal azure sql editor

  1. Acesse o portal do Azure com sua conta em http://portal.azure.com
  2. Acesse seu banco de dados existente(Banco de dado SQL), ou crie um se for o caso.
  3. A primeira tela apresentada é a “Visão geral” e no topo em “Ferramentas” (Tools)
  4. Na aba aberta verá a primeira opção “Editor de Consultas (Visualização)”, o meu ta em pt-BR mas se o seu for inglês verá “Query Editor (preview)”.
  5. Basta marcar o checkbox entendendo que este é um recurso em  modo preview.

Efetue a autenticação com as credenciais do seu banco de dados:

editor consultas login

    Caso a autenticação tenha sucesso, a tela do editor finalmente se abrirá. O editor é simples mas conta com syntax highlight e indicador de errors, veja na imagem abaixo:

tela query editor azure

     A ideia é simples mas pode ser uma mão na roda na hora da necessidade, achei o retorno consideravelmente rápido, mostra o número de linhas afetadas na aba inferior de mensagens e permite a filtragem do texto dos resultados. O que senti falta foi um botão para interromper a query, acessei uma tabela que possuo muitos registros e demorou bastante, não consegui barrar a execução e nem executar outra consulta. Outro ponto é o retorno, veja que na imagem acima fiz 2 select mas apenas o segundo é apresentado na tabela abaixo, apesar que na aba “Mensagens” mostra o número de linhas afetadas para ambas as consultas. Vejam mais detalhes aqui.

Espero que até a versão final estes detalhes sejam adicionados. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s