Livro – A Cauda Longa

capa livro cauda longa     Saudações leitores, hoje trago até vocês o início de uma série de posts que tem como propósito fazer uma breve resenha sobre os livros que estou lendo, costumo alternar meu gosto entre livros de empreendedorismo, jogos digitais, ficção, computação, física, e entre alguns outros tipos menos frequentes. O primeiro da lista será um livro que está presente em minha estante faz alguns anos kkkk, confesso que sou viciado em livros e já me dei conta que a velocidade que os compro sempre será superior a que eu consigo devora-los ^^, mas tento manter minha meta de 12 livros por ano pelo menos.

      O livro é chamado de “A Cauda Longa” do escrito Chris Anderson, por muitos anos editor-chefe da consagrada revista Wired. Caiu em minhas mãos devido a enorme quantidade de referências que outros livros sobre empresas e negócios fazem a ele, o termo também é bem popular no mercado.  O livro tenta descrever uma mudança que ocorreu na forma que os produtos são comercializados nas últimas décadas, o autor debate sobre como essas transformações nos meios de comunicação transferiram o poder de criação e distribuição de conteúdo para  mão de milhões de pessoas, e como os grandes hits da indústria se tornaram apenas coadjuvantes na receita final das empresas. O termo vem do formato do gráfico que representa a relação entre popularidade de um nicho e a variedade de escolhas existente, imagine que na indústria da música hoje você tem os grande hits de altíssima popularidade com vendas multimilionárias (cabeça), e uma infinidade de bandas menores dos mais variados estilos cada uma com uma pequena parcela de vendas do total, mas que juntas, representam um fatia gigantesca do mercado (cauda) .

gráfico linha cauda longa

Gráfico exemplo de Cauda Longa.

         O efeito básico da Cauda Longa é deslocar nossa preferência para os nichos, e a medida que ficamos mais satisfeitos com o que vamos descobrindo, é provável que nosso consumo também aumente. O livro é bem interessante e como falei tem referências em quase todos os livros que li sobre empreendedorismo e mercado atual, confesso que teve partes um pouco maçantes mas acredito que todo livro tenha seus autos e baixos, a proporção em que isso ocorre é que determina seu sucesso.

     Para quem pensa em abrir uma empresa vale muito a pena entender um pouco mais sobre esta transformação na mídia e comercialização de produtos. O assunto é bem extenso e esse post é apenas minha visão do todo, espero que ao menos tenha despertado o interesse de vocês. 🙂

Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s