InovativaBrasil

     Como diz o Alexandre do JovemNerd: “Lambda, Lambda, Lambda nerds!!!”. É comlogo inovativabrasil imensa felicidade que estou postando uma notícia sensacional que recebi dia 25/07/2016, minha startup o EstoqueMestre foi selecionada para o segundo ciclo de mentorias de 2016 do programa nacional de capacitação e mentoria gratuita para startups, o Inovativa Brasil 2016. O post de hoje é para contar um pouco dessa trajetória e o que esperamos para os próximos meses.

     Antes de falar do inovativa vou falar um pouco da jornada empreendedora, em 2010 juntamente com meu irmão(sócio) e mais dois amigos da universidade, começamos uma empresa aqui no estado de SE com foco em desenvolvimento de projetos de software. Depois de alguns projetos sentimos que o retorno não tava valendo a pena e o esforço era grande, então decidimos mudar um pouco os rumos, a partir da necessidade de um sistema de gestão de estoque para a padaria da família de um dos desenvolvedores da empresa, meu irmão Rafael e nosso colega Eddie deram início ao sistema tsEstoque(ts de TechShift, a razão social da empresa).

1. O sistema

     O sistema é um serviço online para gerenciamento do estoque de micro e pequenas empresas, você cadastrar seus fornecedores, produtos, clientes e controlas as movimentações de saída e entrada com alguns relatórios, notificações e outras coisas bacana. O principal diferencial era o preço e facilidade de uso. Poderia falar sobre diversos problemas relacionados a isso mas não é a finalidade deste post, a lista é enorme! ^^.

   Depois de de alguns meses, lançamentos de funcionalidades, planos pagos, investimentos em marketing e com mais de 50 empresas ativas, percebemos que tínhamos um problema sério, apesar de termos milhares de cadastros e alguns clientes, sentíamos que não entendíamos qual era o problema de fato que nossos clientes tinham e precisávamos resolver, não sabíamos qual era nosso nicho de mercado. Dizer que era gestão de estoque apenas não é suficiente, conhecer a persona dos nossos clientes e saber exatamente o que é nossa proposta de valor tem impacto direto na sobrevivência do nosso negócio. Quem acompanha sites como Startupi, Endeavor, Startse e outros blogs sobre empreendedorismo e startups sabe que essas definições e validações iniciais são importantíssimas.

2. Os insights

    Então esse ano de 2016 tínhamos um propósito: definir quem somos ou mudarmos completamente de rumo. Em janeiro fomos selecionados para apresentar nossa ideia no Startup&Makers do CampusParty Brasil 2016, a ideia era reunir várias empresas, algumas em estágio inicial outras em crescimento, para apresentar seus pitchs para centenas de pessoas, mentores e investidores que passariam por ali durante os dias de evento. Foi uma experiência fantástica e ficou ainda mais claro que precisávamos de uma ajuda profissional para definir melhor nosso rumo.

foto tim360 campus party 2016

Video em 360 graus no estande da Tim360 do CampusPaty 2016.

      Já sabíamos da existência desse programa do governo para capacitação e mentoria gratuita de projetos de inovação de todo o país, o melhor ainda é que este ano dobraram o número de empresas que seriam aceitas, sendo agora 300 divididas em 2 ciclos de seleção anual. Era uma ótima oportunidade para definirmos os novos horizontes e ainda nos capacitar com os mestres de empreendedorismo de todo o Brasil.

3. O InovativaBrasil e os próximos passos

Fizemos a submissão e conseguimos estar entre os selecionado para o Ciclo 2016.2 que já esta acontecendo, divido em 3 etapas:

  • Webinars, Cursos e mentorias online individuais
  • Bootcamp presencial para mais tapa na cara!! kkk
  • Submissão e avaliação dos projetos para a final
timeline_ciclo2_horizontal

Cronograma InovativaBrasil 2016 – Ciclo 2016.2

          Chegar à final do InovativaBrasil é o processo que sabemos irá exigir grande dedicação, vi muitas empresas com ideias bacanas em estágios mais avançados, e apenas 125 passam para a segunda etapa. Mas fazer parte desta experiência é uma vitória e tanto para nós, sabemos que o caminho é difícil, tem muito trabalho a ser feito e vamos tropeçar muito no percurso, mas mesmo depois de tantos problemas prosseguimos otimistas e entusiasmados com as oportunidades que surgem a nossa frente.

     Em breve vou trazendo atualizações sobre a startup, seja um plano de negócio modificado ou uma empresa completamente nova.

Até a próxima pessoal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s