{PHP} – Hello World!

    É hora de praticar coisa nova! Confesso que isso é algo que eu php_maskotdevia fazer com mais frequência, treinar uma linguagem diferente todo mês e aprender algo novo, mas antes tarde do que nunca né?

     Recentemente recebi a missão de ajudar um amigo num projeto bem bacana relacionado a uma startup de educação, a ideia eh evoluir um produto que ele já tinha criado mas tava parado, e que tem como propósito ser uma ferramenta para gerenciamento de escolas.

     Como um cara experiente, esse amigo já tinha um ponto focal em uma escola que iria acompanhar de perto a criação deste produto, o nosso produto mínimo viável MVP. Mas como o desenvolvedor inicial tinha partido e esse amigo é da área de marketing e vendas, ele não tinha como projetar e manter o resto da ideia, precisava de um programador para enfiar a cara no PHP e MySQL. Confesso que apesar de ter contato com a linguagem e já ter me arriscado em diversas funções no PHP inclusive no WordPress, não é algo que eu pratique no meu dia-a-dia, então decidi atualizar meus conhecimentos e meter a mão na massa teclado.

     Apesar da linguagem ser simples, gosto de ler um pouco sobre as estruturas e fazer um tuto básico em algum site bacana, neste caso o escolhido foi o CodeAcademy que tem um roteiro legal sobre PHP, acesse aqui. Como este tópico é o HelloWorld ainda não verão o MySQL aqui, mas em breve faço um post bem legal com ele. Mas chega de falar, vamos fazer nosso “Olá Mundo”!!

Como funciona o PHP?


     É uma linguagem de script open source de uso geral, e especialmente adequada para o desenvolvimento web e que pode ser embutida dentro do HTML através de tags específicas, este código será processado no lado servidor. Acha que não é tão utilizado? Já ouviu falar do Facebook?! Quer saber mais?

O que preciso para começar?


     Em termos de linguagem sequer precisaríamos de um web server para brincar com as estruturas do PHP, como falei lá em cima o CodeAcademy e outros sites já dão conta disso. Vamos criar nosso server, gerar nosso arquivo .php e processar ele, é mais bacana.

  1. Baixe seu editor de texto preferido como Sublime, VSCode, Atom ou outro. No meu caso vou de VSCode que gosto bastante. 🙂
  2. Instale o XAMP, vem com o web server Apache e o PHP. Dê um Start no serviço,
  3. Já foi! Esta pronto para rodar!
xammp_dash

Painel de inicialização do XAMPP. Iniciei apenas o Apache para nosso exemplo.

Toda a instalação ser feita manualmente mas não é nosso propósito aqui pois o post iria ficar gigante.

Escrevendo o código


 O código obviamente será bem enxuto, não da para me aprofundar muito, vamos exibir uma informação na tela usando print ou echo, declaramos uma variável e depois uma outra saída com base em uma condição.

1. <html>
2. <head>
3.   <title>{PHP} - Hello World!</title>
4. </head>
5. <body>
6.    <h3><?php print("Meu primeiro pangaré.") ?></h3>
7.    <p>
8.      <?php
9.        $moedas = 5;    
10.        if($moedas > 4) 
11.        {
12.          echo "Parabéns! Você comprou sua primeira montaria.";
13.        }
14.      ?>
15.    </p>
16.    </br>
17.    <span style="color:red;">
18.        <?php echo "YAYYY" , "!!"; //CONCATENA AS STRINGS ?> 
19.        <?php print "YAYYY" , "!!"; ?> //ERRO
20.    </span>
21. </body>
22.</html>

 Vamos aos fatos:

  • Para adicionar um código php no meio do html usa-se a tag <?php  ?>
  • A saída para a tela pode ser feita de duas formas: print e echo. Echo não tem valor de retorno e print retorna 1, echo aceita múltiplos parâmetros(linha 18) o print não aceita (linha 19), ambos podem ser usados com ou sem o parênteses, e o echo é um pouco mais rápido.  Mais detalhes aqui.
  • Veja que se adapta bem ao html, inseri num tag <p>, <span>, <title>.
  • Declarar uma variável é simples: “$” na frente e vai. Seguindo apenas regrinhas básicas como: tem que começar com uma letra ou o caractere underscore( “_” ). O W3Schoool é o melhor lugar para ver esses detalhes.
  • A condicional IF é bem direta, se a condição for satisfeita entra e executa o echo. Poderia usar outros operadores como <=, >=, ==.
  • A linha 19 deve ser removida para que o código funcione, já que o print não aceita este formato de declaração.

Resultado


Meu primeiro pangaré.

Parabéns! Você comprou sua primeira montaria.

YAYYY!!


Não tem o server instalado e quer testar o código? Veja o exemplo online no 3v4l.org.

É um código bem simples e tem uma infinidade de coisas mais interessantes que o PHP é capaz de fazer, aos poucos vamos criando projetos mais complexos. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s