Maneiras bacanas de usar gamificação

     Fala pessoal, hoje vou falar de um tema que particularmente acho muito interessante: gamificação. Se procurar na internet vai encontrar milhares de definições, posts dos mais variados tipos, uma imensa gama de possibilidades e áreas onde este tópico pode ser aplicado. De maneira bem simples, gamificação é transformar algo em uma atividade lúdica aplicando conceitos utilizados em jogos com intuito de aumentar o engajamento, melhorar a experiência do usuário(UX – User Expirience), tornar algo chato em algo mais divertido e por ai vai.

     Confesso que não tenho um aprofundamento técnico neste tema pois é uma área multidisciplinar, envolve não só conceitos computacionais, tem toda uma psicologia relacionada. Mas assim como muitos outros temas, acabamos assimilando muita coisa a partir das nossas próprias experiências, e neste caso conheço o poder da gamificação através de ferramentas que muitas vezes utilizamos no nosso dia a dia.

     O primeiro exemplo é o Duolingo, uma plataforma online de ensino de línguas, já faz mais ou menos 1 ano que utilizo e de todos os site/apps que já utilizei, este é o que tem a melhor usabilidade e capacidade de me manter realmente interessado. A gamificação no Duolingo vem das seguintes características:

  • Recompensas que ele me dá ao concluir um módulo(aula), dependendo do avanço eu ganho o que eles chamam de Lingots, pequenas pedras semelhantes a rubis.
  • Do conceitos de etapa(fases) onde você só pode avançar para o próximo grupo de aulas após concluir com sucesso o anterior.
  • Acompanhamento da evolução dos seus amigos dentro da plataforma.
  • Participação de times com objetivo de cumprir tarefas e completar desafios(quests).
  • E outras funcionalidades.

     Além do Duolingo, em 2015 fiquei conhecendo o Habitca, um aplicativo de organização e produtividade que transforma suas atividades diárias em um verdadeiro RPG(Role Playing game). Obviamente que apenas te recompensar não cria desafios, o ato de deixar de executar alguma tarefa diária ou praticar algum hábito que você determinou ser ruim no seu cotidiano irá penalizar você tirando um pouco da sua vida ou dos seus recursos(vestimenta, ouro,..).

habitica_1898081856

     O site e o app são muito fáceis de usar e são muito ricos em opções de configuração, poder ver seu personagem(você) evoluindo, comprando novas armaduras, montarias e outros apetrechos é bem legal, te faz desejar realmente cumprir aquelas tarefinhas diárias só para não correr o risco de perder o ouro que você ganhou no dia anterior ^_^.

     Outro site muito legal que use muito bem a gamificação é o site de treinamentos da Microsoft, o MVA(Microsoft Virtual Academy). É uma forma de estimular você a atualizar os conhecimentos em diversas áreas, por meio de uma competição saudável com outros usuários. Os cursos são gratuitos, cada módulo é bem direto e tem sempre algumas perguntinhas no final para testar seus conhecimentos, particularmente gosto bastante e consigo acompanhar as aulas que já fiz ou quero fazer através de uma lista de aprendizado.

     Por último, mas não menos importante, uma extensão para Visual Studio que usei há algum tempo atrás e achei bem bacana, o Visual Studio Achivements. O plugin permitia o desenvolvedor ganhar badges(insígnias), que são conquistas pelas sua ações relacionadas ao desenvolvimento, veja alguns exemplos:

  • Customize your VS
  • Go to hell – uso de goto no código
  • Magic Numbers – uso de enum com mais de 30 campos.
  • Potty Mouth – uso de 5 palavrões no código. rsrsrs
  • Time to upgrade – código leva mais de 10 minutos para compilar.

     Todos estes exemplos que dei trazem também a ideia de competitividade inerente ao jogos através de LeaderBoards(quadros de medalhas), onde você pode comparar seu desempenho com outras pessoas, normalmente seus amigos em redes sociais que podem ser importados, que é o caso do Habitica.

     Vejam que os exemplos que dei são poucos se comparados a enorme quantidade de aplicações que a gamificação tem pela internet, nas empresas e em nosso cotidiano. Espero que tenha gostado do post e se fiquem a vontade para comentar sobre suas experiências, sites e aplicativos que utilizam o poder da gamificação.

Até a próxima galera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s