Campus Party 2016 – #CPBR9

     startups makers campus

     Salve! Salve! Hoje vamos falar de um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e empreendedorismo do país e do mundo, o Campus Party Brasil. Para quem não conhece vou resumir: é o paraíso nerd na terra!! Sério! É um espetáculo de games, palestras, PC mods, criatividade, design, startups e todo tipo de conteúdo que possa imaginar. Vou falar especificamente da experiência que tive na seção de Startups&Makers dentro da campus, uma área voltada a startups e inovação. Vamos lá?

      Há alguns anos atrás, ainda cursando Computação, iniciei um projeto com um grupo de amigos para abrir uma empresa e desenvolver projetos de software sob demanda. Depois de alguns projetos nos demos contas que os clientes sempre queriam algo mais do que o acordado e os projetos tomavam proporções gigantescas e o retorno nunca era satisfatório, então decidimos criar nosso próprio serviço online com base na necessidade de um dos sócios que precisava administrar os produtos na padaria da família, ai nasceu o tsEstoque. Depois de lançar o produto conquistamos alguns clientes, liberamos um plano pago, tivemos algum lucro fizemos investimentos em marketing para trazer mais alguns usuários e apesar destes early adopters e o crescimento da base de clientes ainda ficava algumas dúvidas?

  • Qual problema resolvemos de fato?
  • Qual a verdadeira “dor” dos nosso clientes?
  • Os que saíram ou desistiram no cadastro, qual foi o motivo?
  • Para onde devemos seguir?

     E mais uma infinidade de dúvidas! Dito isso decidimos que deveríamos busca ajuda, discutir mais a ideia com quem esta no mercado, mostrar porque acreditamos na ideia, ouvir opiniões e talvez procurar um mentor para ajudar na caminhada. Seguindo esta ideia nos escrevemos na seção de startups do Campus Party para aproveitar a reunião de diversas startups em um só local, fazer networking e obviamente curtir um dos maiores eventos de tech do mundo :). Algumas semanas depois recebemos a notícia que fomos aprovados e eu, meur irmão Rafael e nosso sócio Eddie levariamos o EstoqueMestre (novo nome) para SP.

painel startups campus

Olha “nois” ali no meio (C2 – Estoque Mestre)

     A ideia é basicamente: monte seu estande, apresente sua ideia para o máximos de pessoas que puder, aproveite para ampliar seu networking e ou vir os feedbacks. Além disso conhecer os outros projetos que estão ali do seu ladinho é fantásticos, conversei com donos de ideias educacionais, mapeamento tridimensional usando drones, braços robóticos, dispositivos para internet das coisas (IoT), e muito mais. Foram 2 dias expondo nossa ideia juntos com outras startups em estágio inicial, porém nos dois dias anteriores ao que apresentamos tivemos a oportunidade de conhecer empresas em estágio ais avançado, foi ótimo ouvir empreendedores que já passaram por muita marretada.

     Em quatro dias de evento nunca tinha feito tanto pitch e ouvido tanta opinião sobre nossa ideia, o EstoqueMestre nasceu com base na necessidade de um cliente mas é um processo longo e trabalhoso até conseguirmos encontrar de fato nosso lugar no mercado. Mas estamos muito empolgados com as dicas que recebemos, muitos erros que cometemos estamos tentando corrigir como diversificar nossa equipe que até então era de apenas programadores, focar mais tempo no projeto, reduzir investimento em marketing que além de estarem muito altos surgiram em um momento errado, e muitos outros.

     A sugestão que deixo a todos aqueles que possuem uma ideia e estão tentando tira-la do papel é que esqueçam a mentalidade que sua ideia é unica, vale bilhões e você não quer divulgar com medo que os outros roubem, o que importa é sua capacidade de executá-la em tempo hábil, converse sobre ela com o máximo de pessoas possível para que possam critica-la e você vai perceber que aquilo que você tinha como uma completa certeza já não parecerá tão certo assim. Nenhum ideia sobrevive ao primeiro contato com o cliente e no começo o cliente são seu familiares, amigos e aquelas milhares de pessoas que passampelo Campus Party.

Sucesso a todos e até a póxima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s